quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Do Mundo Nada Se Leva (You Can't Take It With You) - 1938





 Todos nós já ouvimos alguma vez na vida o conhecido ditado popular "dessa vida nada se leva". Com base no ditado e com roteiro baseado numa peça da Broadway de grande sucesso, ganhadora do Prêmio Pulitzer, Do Mundo Nada Se Leva conta a história do encontro de duas famílias, os Sycamore e os Kirby. Anthony P. Kirby (Edward Arnold) é um rico empresário que está expandindo seus negócios. Ele precisa comprar todos os terrenos em volta da fábrica de seu concorrente, afim de impedi-lo de crescer. Porém, um dos donos dos terrenos não quer vendê-lo, o que começa a incomodar o empresário. 
Ele porém tem outros problemas para resolver, problemas familiares. Seu filho, Tony (James Stewart) está apaixonado por sua secretária, a doce Alice Sycamore (Jean Arthur), e ele e sua esposa estão preocupados com o futuro do filho. Alice, apesar de boa moça, é de família humilde, mora com seu avô, Martin Vanderhof (Lionel Barrymore) e várias pessoas da sua família no subúrbio, inclusive com alguns amigos da família. 
Na casa de Alice, todo mundo faz apenas o que gosta, sem se importar com dinheiro. Quando Tony finalmente a pede em casamento, Alice hesita em apresentar sua família aos pais do noivo, mas Tony insiste. Ao descobrir que Martin é na verdade o dono do terreno que se recusa a vender sua propriedade, Anthony já vai contrariado ao encontro das duas famílias. O choque entre as duas realidades é muito grande, tão grande que mudará o destino das duas famílias.

Frank Capra abocanhou seu segundo Oscar como Melhor Diretor essa divertida comédia romântica. Os destaques são a atuação de Barrymore, que merecia uma indicação pelo menos de Melhor Ator (o ator, que sofria de artrite, machucou o quadril pouco antes do longa começar a ser filmado, e só conseguia andar de muletas, então o roteiro foi adaptado para que ele pudesse filmá-lo), e de Spring Byington. Ao encarnar a mãe de Alice, uma escritora de novelas bastante atrapalhada e divertida, Byington ganhou uma indicação ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante. Além desta indicação, a produção concorreu nas categorias Melhor Roteiro, Melhor Som, Melhor Edição e Melhor Fotografia.

O presidente da Columbia na época não queria pagar os $200.000 que os autores pediam pelos direitos da peça, ainda mais para Frank filmá-lo. Eles haviam brigado muito na finalização do filme anterior dirigido por Capra, e só um ano depois foi que o diretor conseguiu convencer o presidente a pagar pelos direitos.
Acho que uma das coisas que mais gosto em uma produção é sua capacidade de me fazer refletir sobre seu tema. Quando terminei de assistir o filme, comecei a pensar no estilo de vida de Martin e em seus ideais. Até que ponto ele está certo? Até que ponto é viável fazermos apenas o que gostamos e tentar viver através disso? Infelizmente, as coisas são muito mais fáceis no mundo mágico do cinema. Apesar de acreditar que dinheiro não é o mais importante, penso que nem sempre é possível que façamos apenas o que queremos. Tampouco acredito que tenhamos que viver amarrados em empregos e situações que nos façam infelizes. O que fazer então? Acho que a busca por um meio termo seria o ideal. Feliz daquele que faz o que ama e faz disso o seu ganha pão! 

9 comentários:

  1. Ai só tem post de filme velho, não era nem nascida qdo filmaram esses filmes, comenta filme bom ai!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Santa ignorância, Batman! Em primeiro lugar, não são filmes velhos, são clássicos. Em segundo, a idéia do blog é justamente abordar todos os filmes que ganharam o Oscar. Se a premiação ocorre desde 1928, como deixar de falar dos mais antigos???

      Excluir
  2. Um ótimo filme, um dos melhores do Capra!

    Abraços

    http://eaicinefilocadevoce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Elisandra, este tal de "Yo" é mesmo chatinho... rsrs Vá procurar BLOG de filme moderna Ô chato/chata!
    Mas falando de CAPRA , "DO MUNDO NADA SE LEVA", é um dos meus filmes preferidos de CAPRA, só ficando atrás do maravilhoso " Meu Adorável vagabundo", e adivinhem por que? rsrs Capra é um dos meus diretores preferidos, só fez filmes inesquecíveis, um melhor que o outro. São filmes para rir, chorar, se emocionar e se apaixonar... Recentemente pude ver "Esta Vida É uma Canção", um filme silencioso de Capra e fiquei extasiada com a atuação da Bessie Love. Capra é so ♡ ℒ◯ѵ€.

    ResponderExcluir
  5. Clássico pra mim é crepusculo!

    ResponderExcluir
  6. Meu filme do Coração___ Adoro Capra e todos seus filme. Ainda porque dirigiu meu Gary Cooper em O Galante Mr. Deeds e Meu Adorável vagabundo! :) Adoro seus filmes e este é fantástico. Dá vontade de viver em uma casa assim, rs

    ResponderExcluir
  7. Aposto como este anônimo nem sabe o que fala ...que precisa se esconder atrás do anonimato para dizer bobagens.

    ResponderExcluir
  8. Falou a pessoa com a mãozinha na frente do rosto. E eu sei do que falo sim, tava falando de filme!

    ResponderExcluir