sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Rebecca, A Mulher Inesquecível (Rebecca) - 1940

 "Nunca houve mulher como Rebecca". A frase, dita por muitos personagens do filme, acaba se tornando uma verdade. Realmente, como Rebecca, nunca houve. Em nenhum outro filme que eu me lembre de ter visto a personagem-título do filme não aparece em cena, NENHUMA vez. É apenas lembrada e idolatrada por (quase) todos os outros personagens, e de certa forma, ainda assim conduz toda a história.

Uma história tão intrigante não poderia ser contada por ninguém menos que Alfred Hitchcock, no seu único longa a levar o Oscar de Melhor Filme. Hitchcock ainda era pouco conhecido quando foi convocado a fazer a adaptação para o cinema de um dos best sellers da época, Rebecca, de Daphne du Maurier. O filme é o primeiro longa-metragem americano do diretor.

Tudo começa em Monte Carlo, quando um garota (Joan Fontaine) está passeando e se depara com uma cena assustadora: um homem olha para um penhasco, como se fosse se atirar dali. Ela grita, o homem acaba dando uma bronca nela e ela sai correndo, voltando para o hotel onde está hospedada como dama de companhia da mal-humorada Edythe Van Hopper (Florence Bates). Logo ela é apresentada pela própria Van Hopper ao rapaz do penhasco, Maximilian "Maxim" de Winter (Laurence Olivier). 

Logo os dois estão apaixonados e a garota se torna a Sra de Winter (durante todo o filme, seu nome não é revelado, sendo apenas chamada de Sra de Winter). Maxim a ela para sua casa na Nova Inglaterra, uma propriedade lendária conhecida como Manderley. Lá, porém a Sra de Winter terá que enfrentar uma sombra que ficará ao redor de si e de seu casamento: Rebecca

Rebecca fora a primeira mulher de Maxim, e havia falecido há alguns anos em um naufrágio. O Sr de Winter sofrera muito com a morte da esposa, que era adorada não só pela família e amigos como também pelos empregados. Entre os empregados está a governanta da casa, a Sra Danvers (Judith Anderson), confidente e amiga íntima de Rebecca, que a idolatra como a uma deusa e vai tornar a vida da nova Sra de Winter um inferno. Porém, aos poucos, a Sra de Winter começa a descobrir alguns fatos da vida de Rebecca que são aparentemente desconhecidos de todos, e uma grande revelação pode colocar o seu casamento dos sonhos em risco para sempre.

Alguns pontos me chamaram muito a atenção para esse filme, que sem dúvida até agora é o meu preferido dentre os que já escrevi (sim, é melhor que ... E o Vento Levou). Primeiro, claro, o suspense magistralmente orquestrado por Hitchcock. A "presença" de Rebecca é tão vívida que eu tive que assistir novamente ao filme para ter certeza de que ela não aparecia em nenhuma cena.

A Sra Danvers de Judith Anderson foi a primeira grande vilã do cinema (e eu tenho uma certa predileção pelas vilãs, cá entre nós) e levou a atriz a ser indicada como Melhor Atriz Coadjuvante. Hitchcock queria que o espectador a visse sob o ponto de vista da heroína do filme, constantemente assustada com as aparições da Sra Danvers. Por isso, quase nunca a vilã é vista andando, parece que ela flutua. Além disso, o diretor a instruiu a tentar não piscar durante as cenas, dando um ar ainda mais assustador a ela. Aproveitando-se da ingenuidade e falta de confiança da personagem de Fontaine, Anderson consegue brilhar nas cenas mais cruéis, roubando as cenas em quase todas elas. O final que Hitchcock deu a ela é diferente do livro, muito mais interessante, e com um dos efeitos especiais mais inovadores para a época.

Joan Fontaine e Laurence Olivier são incríveis juntos e compartilharam também as indicações a Melhor Ator e Melhor Atriz. Apesar de Olivier maltratar a colega durante as filmagens (ele tinha um caso com Vivien Leigh e queria ela no papel de sua esposa), a química entre eles é muito boa, e Fontaine consegue dar muita veracidade ao papel, apesar de ser seu primeiro filme. Hitchcock notou que o modo como Olivier tratava a colega deixava ela bastante tímida e deslocada, exatamente como a personagem dela deveria ser. Sendo assim, ele disse à novata atriz que todos no set odiavam ela, deixando-a ainda mais sensível.

Apenas por ter sido indicado em onze categorias e ser um ganhador de dois Oscars (o outro por Melhor Fotografia em Preto-E-Branco, uma exigência do diretor que queria assim manter o ar sombrio do livro), assistir Rebecca já seria uma obrigação a qualquer cinéfilo. Por se tratar de um Hitchcock, mais ainda! Se ainda não teve a oportunidade de vê-lo e gosta de um bom suspense, não perca tempo! Abaixo tem o link e o vídeo no Youtube! Espero que gostem!





http://www.youtube.com/watch?v=2oLtU9Sj8yo

5 comentários:

  1. Caro Tato Mansano, boa tarde, tudo bem?
    Quero lhe congratular pelo seu espaço dinâmico e pelo primor dos textos. REBECCA é indubitavelmente um dos grandes clássicos absolutos da Sétima Arte, atribuído a um grande cineasta que é Alfred Hitichcock. Com certeza, vc esgotou o tema com maestria e precisão.

    Gostaria de convida-lo para sermos parceiros, para que possamos divulgar um ao outro entre nossos blogs a luz dos leitores cinéfilos.

    Sou PAULO TELLES, do blog FILMES ANTIGOS CLUB ARTIGOS, que também focaliza grandes clássicos do cinema antigo, bem como atores e atrizes do passado, e demais curiosidades acerca da Sétima Arte em seus tempos áureos.

    O Link é: http://www.articlesfilmesantigosclub.blogspot.com.br/

    Caso se interesse pela parceria me escreva: filmesantigosclub@hotmail.com

    Independente de aceitar ou não, estou seguindo seu espaço. Saudações e muito sucesso!

    Bons projetos!

    PAULO TELLES
    Blog Filmes Antigos Club Artigos
    http://www.articlesfilmesantigosclub.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Tato Mansano!

    Adorei a maneira como abordou um dos meus filmes prediletos trazendo algumas informações que eu desconhecia. Com certeza seguirei seus posts.... Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Olá Tato, muito bom sua matéria e a forma como escreve. Logo de início descreve com paixão sobre um dos meus filmes preferidos e isso me eleva a alma. Obrigada por compartilhar e espero continuar seguindo seu Blog.
    Sucessos! Parabéns...
    ⊱✿...............✿(✿◠‿◠) Beijinhusssssssno ❤

    ResponderExcluir
  4. Parabéns amigo Tato:
    Sua resenha está soberba, magistral, fantástica! Isso é tudo o que posso dizer sobre o que acabei de ler aqui! Palavras, bla, bla, bla.., não seriam o suficiente para transmitir a minha emoção!!
    Como disse a querida amiga Siby13, obrigada por compartilhar e espero continuar seguindo seu maravilhoso Blog!
    Sucessos sempre!!
    Bjokas ❤

    ResponderExcluir
  5. Acabo de ler o livro, que já se tornou um de meus favoritos, e ver o filme logo em seguida foi esplêndido. Hitchcock é sensacional e sempre fiquei apavorada com os filmes dele desde que soube de sua existência através de Os Pássaros.
    O filme foi uma copia ao enredo do livro só sendo modificado o primeiro encontro do casal protagonista é o final da Sra. Danvers, a qual já me aterrorizou no livro e ve-la tão bem interpretada foi glorioso. Me chama a atenção que, nem no livro, nem no filme, o nome de Mrs de Winter seja mencionado, ao término do livro cheguei a reler algumas partes para ter certeza que isso realmente ocorrerá.
    Penso que isso seja proposital para realçar ainda mais a presença de Rebecca.
    Maravilhoso, apenas isso 💖

    ResponderExcluir