sábado, 7 de setembro de 2013

O Bom Pastor (Going My Way) - 1944

O mundo ainda estava em guerra quando o longa da ParamountO Bom Pastor (Going My Way), foi lançado, e isso explica como um musical cheio de ternura e amizade fez tanto sucesso. No lançamento, foi exibido em 65 instalações militares ao redor do mundo, principalmente na Europa. Concorreu em dez categorias no Oscar, levando sete.

O filme foi o primeiro de muitos musicais de Bing Crosby, que seria considerado o ator que mais rendia aos estúdios durante todos os anos da década de 1940. No filme, Crosby interpreta o Padre O'Malley, um jovem padre que é enviado pelo bispo para tomar conta da paróquia e substituir o Padre Fitzgibbon (Barry Fitzgerald). Porém, para não chatea-lo, ele prefere fingir que veio apenas auxilia-lo, e não tomar seu lugar.

Porém, no dia-a-dia, a forma de lidar com os problemas da paróquia acaba mostrando como os dois padres tem visões de mundo diferentes, e o melhor exemplo disso é quando Padre Fitzgibbon quer dar uma boa bronca nos meninos arruaceiros do bairro e obriga-los a assistir à missa, enquanto Padre O'Malley percebe que o que lhes falta é algo pra fazer, e acaba criando um coral com os meninos.

Porém a paróquia tem muitas dívidas, que nenhum dos dois padres conseguem pagar. Até que O'Malley tem uma ideia: tentar um contrato para o coral de meninos com uma gravadora para que possam sanar as dívidas. Porém um incêndio na igreja vai atrasar os planos do Padre e unir os dois párocos em uma bela amizade.

Crosby canta cinco canções durante o filme, incluindo a vencedora do Oscar de Melhor Canção Original, "Swinging on a star". Além deste prêmio e o de Melhor Filme, O filme ainda ganhou Melhor Diretor para Leo McCarey, Melhor Roteiro, Melhor Estória Original (hoje os dois prêmios são fundidos em um só: Melhor Roteiro Original).

Um fato interessante marca as indicações na área de atuação. Barry Fitzgerald foi indicado em DUAS categorias, Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante, fato único nas premiações até hoje. Ele levou para casa a estatueta de Coadjuvante, enquanto seu companheiro de filme, Crosby, venceu como Melhor Ator.

O filme retrata uma situação que é atual até hoje, o choque de gerações na Igreja Católica. Presenciamos há algumas semanas declarações do Papa Francisco que indicam que talvez a Igreja esteja mais maleável em relação a assuntos que são tão atuais como era um casal vivendo junto sem casar na época do filme. Enquanto isso, alguns "pastores" da Igreja permanecem com suas convicções atrasadas, afastando as pessoas cada vez mais de seus bancos. Talvez seria preciso "incendiar" a Igreja como no filme, para então todos perceberem que é a união dos fiéis que faz a força de uma Igreja.

Um comentário:

  1. Padre O'Malley.... sempre me lembro de seu bom exemplo. Adoro este filme e todas as atuações do Bing Crosby. Sempre filmes carregados na ternura. Assim como aquele filme do Frank Capra " Órfãos da Tempestade". Muito legal esta matéria Tato, obrigada! :)

    ResponderExcluir