segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Cavalgada (Cavalcade) - 1933

É véspera de Ano Novo em Londres. Ano Novo e Novo Século!  Jane e Robert Marryot (Diana Wynyard e Clive Brook) são um casal inglês que acaba de chegar das festas na rua para comemorar a entrada do Século XX em casa. O casal é recebido em casa pelos empregados, Ellen e Alfred Bridges (Una O'Connor e Herbert Mundin). Logo decidem permitir que os filhos Edward e Joey também participem das comemorações. Apesar do clima festivo, Ellen e Jane estão aflitas. Os maridos em breve partirão para defender a Inglaterra na Guerra dos Boers, na África do Sul. Embora confiantes no retorno, a despedida dos maridos é difícil. A amiga de Jane, Margareth (Irene Browne), traz sua filha Edith para brincar com os meninos enquanto as esposas dos soldados vão ao porto para a despedida. Uma apoia a outra quando o navio parte, com os soldados cantando de mãos dadas.
Anos se passam e ao voltarem da guerra, Alfred traz uma boa notícia: adquiriu de um outro soldado um comércio, e pretende agora ser seu próprio patrão, com o apoio de Robert. Eles então se mudam para a nova casa, levando sua filha Fanny. Os homens então são colocados a par dos últimos acontecimentos na cidade: a Rainha Victória está muito doente, quase morrendo. Alguns dias depois, eles podem acompanhar o cortejo da sacada de sua casa.
Os anos passam novamente e Edward (John Warburton) e Edith (Margaret Lindsay) estão cada vez mais próximos. Jane e Margareth percebem então que ali há mais do que amizade. Os "amigos" procuram um local mais reservado e então trocam juras de amor. Ao longe veem passar um navio, e planejam então passar sua lua-de-mel em um cruzeiro. No maior cruzeiro que já existiu. Depois de um longo e tocante diálogo sobre eternidade, morte e amor eterno, já a bordo do navio, os apaixonados trocam juras de amor e desejam que aquela felicidade dure para sempre. Eles, infelizmente, estão a bordo do Titanic.
A Primeira Guerra Mundial é anunciada alguns anos depois, e Robert e seu filho Joe (Frank Lawton) partem novamente para o conflito. Jane mais uma vez sofre. Enquanto isso, Fanny (Ursula Jeans) se torna uma dançarina famosa. Mais uma vez o destino das famílias Marryot e Bridges irão se cruzar novamente, mais uma vez marcadas pelo amor e pela morte.
Cavalgada foi o primeiro filme dos estúdios Fox a ganhar um Oscar de Melhor Filme. Além do prêmio máximo da Academia, o filme levou o Oscar de Melhor Fotografia e o diretor Frank Lloyd recebeu o Oscar de Melhor Diretor. Diana Wynyard foi indicada a Melhor Atriz. Foi o segundo filme mais popular nos EUA em 1933, e obteve uma boa bilheteria. Baseado em uma peça da Broadway de Noel Coward, utilizou várias canções do musical, entre elas a belissima "Twentieth Century Blues".

Infelizmente, é bastante difícil encontrar o filme, está praticamente perdido. Foi lançado apenas numa coletânia, nunca sendo lançado individualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário