sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Ziegfeld - O Criador de Estrelas (The Great Ziegfeld) - 1936

Florenz Ziegfeld Jr (William Powell) foi um dos maiores produtores da era dourada da Broadway, se não o maior, no início do século XX. Sua vida é retratada neste filme da MGM dirigido por Robert Z. Leonard que levou o prêmio de Melhor Filme em 1937. Sua história começa a ser contada quando iniciou seu trabalho no show business e ainda trabalhava em uma feira em Chicago promovendo Sandow (Nat Pendleton), o "Homem Mais Forte do Mundo". Vendo sua atração perder espaço para Little Egypt, a dançarina promovida pelo seu concorrente Jack Billings (Frank Morgan), ele consegue reverter a situação quando tem a brilhante idéia de deixar que as mulheres toquem os músculos de Sandow.

Algum tempo mais tarde, encontra Billings novamente em um navio indo para a Europa. Após trocarem algumas palavras, Ziegfeld entende que o rival está indo contratar uma nova estrela para produzir seus shows na América. Contrata então o ajudante do rival e amigo e consegue descobrir o nome da estrela: Anna Held (Luise Rainer). Mais rápido que Billings, e mais astuto, ele consegue entrar em contato com Anna e convence-a a fechar o negócio com ele.

Anna se torna uma grande atração na Broadway, e se apaixona por Ziegfeld e acabam se casando. Algumas situações históricas demonstram o quanto Ziegfeld era esperto para os negócios. Recém contratada por Ziegfeld, Fanny Brice (interpretada por ela mesma) está radiante em seu novo figurino, muito elegante e extravagante. Ao vê-la entrar em cena nos ensaios, Ziegfeld chama os camareiros, manda retirar todos os adereços de seu figurino e coloca um velho xale sobre um vestido simples. Quando a vê chorando e arrasada por não poder usar os lindos figurinos, ela manda que ela cante sua canção. A canção era sobre uma mulher que perdeu seu amado, e, possuída pela emoção, Fanny canta como nunca.

Porém a esperteza do produtor nem sempre consegue livra-lo de seus compromissos financeiros. Megalomaníaco, Florenz acaba por várias vezes falido, e é com a ajuda de Billings que ele consegue sempre se reerguer.

Ele então cria um novo show, The Ziegfeld Follies. Os números vão desde cantores a belas mulheres em coreografias. Os figurinos cada vez mais exuberantes e os cenários fantásticos (ele sempre queria mais degraus em suas escadas) levam Ziegfeld ao sucesso. Porém, sempre rodeado de belas mulheres, Ziegfeld acaba por perder sua esposa e novamente os negócios acabam indo mal. Algum tempo depois, Ziegfeld conhece Billie Burke (Myrna Loy), a mulher que o apoiaria em todos os momentos e com quem se casaria e teria uma filha. A roda gigante de emoções da vida de Ziegfeld vai leva-lo do fundo do poço ao mais alto posto no entretenimento de New York, até que a Grande Crise de 1929 mudaria tudo.

Apesar das mais de três horas de filme, Ziegfeld - O Criador de Estrelas é um musical muito gostoso de se assistir. As histórias e façanhas do produtor nos surpreendem e nos pegamos torcendo e sofrendo com ele quando as coisas não vão tão bem. As cenas reproduzindo seus maiores musicais são fenomenais, com figurinos e cenários impressionantes. A escada em cena na sequencia "A pretty girl is like a melody" é espetacular! Foram necessários meses para a construção do cenário para o filme, e gastos mais de $200.000, muito mais do que Ziegfeld usou para produzir o show completo, segundo antigos contratados dele.
A atuação de Luise Rainer, ganhadora do Oscar de Melhor Atriz pelo filme, é sem dúvida um dos pontos altos do filme. Como a francesa Anna, ela traz a carga dramática ao filme, o que cria um bom contrapeso às engraçadas saídas estratégicas de Ziegfeld. A cena em que ela o congratula pelo seu novo casamento no telefone é uma daquelas que você assiste e pensa "Nossa, ela ganhou o Oscar por causa DESTA cena!". Antológica!

A química entre os atores Powell e Morgan é muito interessante de se notar também. Mesmo os personagens sempre concorrendo um com o outro e disputando os melhores astros e produções, com os atores isso aparentemente não acontecia. Apesar de ambos atuarem muito bem, Morgan (que alguns anos mais tarde ficaria eternizado como o Mágico de Oz) rouba a cena em praticamente todos os encontros entre os dois, que marcaram os principais momentos na carreira de Florenz. A última cena entre eles é de arrepiar.

Para quem gosta de musicais e se interessa em saber como a Broadway se tornou referencia mundial em entretenimento, Ziegfeld - O Criador de Estrelas é um filme indispensável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário