sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Aconteceu Naquela Noite (It Happened One Night) - 1934

Olá pessoal! Semana passada tive uma viagem e fiquei sem postar, então esta semana serão dois posts. O primeiro é sobre Aconteceu Naquela Noite, filme de Frank Capra que ganhou o prêmio máximo da Academia em 1934. O filme começa com a jovem Ellie Andrews (Claudette Colbert) discutindo com seu pai, Alexander Andrews (Walter Connoly). Ela havia casado há poucos dias e ainda no cartório foi praticamente sequestrada pelo pai, que era contra o casamento e principalmente contra o noivo, King Westley (Jameson Thomas). Eles estão agora em um barco, onde Ellie faz greve de fome para que o pai a deixe voltar para o marido. Ao ver negado seu pedido, Ellie se joga ao mar e consegue escapar e pegar um ônibus para New York
Andrews coloca todos atrás da filha, da polícia a detetives particulares, sem nenhum sucesso. Ellie embarca e no ônibus conhece Peter Warne (Clark Gable), um jornalista com maneiras rudes e bastante sincero. Em uma das paradas, Ellie tem sua mala roubada e Peter tenta alcançar o ladrão, sem sucesso. Todo seu dinheiro estava lá. Quando Peter diz que vai conversar com o motorista para que seja reembolsada, Ellie se desespera e acaba parecendo mal agradecida. Na próxima parada, a mimada Ellie pede que o motorista a espere voltar de um hotel. Quando volta, o ônibus já partiu, mas para sua sorte, Peter a está aguardando. Enquanto ela foi ao hotel, ele descobriu quem ela é, e pretende conseguir seu emprego de volta contando a fantástica história da fuga da rica garota e seu reencontro com o marido.

Quase sem dinheiro, os dois conseguem alugar um quarto e terão que passar por marido e mulher. Para maior privacidade, Peter divide o quarto com um cobertor, ao qual chama "as muralhas de Jericó". Numa das cenas mais engraçadas do filme, ele começa a se despir na frente dela, explicando que cada homem tem sua própria maneira de faze-lo. 

A partir daí, cada momento dessa viagem começa a ser mais complicado e mais interessante, e entre caronas (a famosa cena de Colbert conseguindo carona após mostrar as pernas acontece neste filme) e até carros roubados, os dois começam a perceber que um não é tão insuportável quanto o outro imagina.

Aconteceu Naquela Noite foi o primeiro filme a ganhar os Cinco Grandes Prêmios, ou seja, os grandes prêmios da Academia (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado). Foi também o primeiro a ganhar todas as categorias às quais fora indicado. 
Colbert, que não queria participar do filme e só aceitou depois de ter seu salário dobrado, não gostou do filme finalizado e não pretendia comparecer à cerimônia de entrega pois iria viajar. Ao saber que havia recebido o prêmio, correu para o teatro usando a roupa que viajaria. 
Conta a lenda que Clark Gable tinha um contrato com a MGM, que concordou em emprestar seu astro à Columbia como um castigo pelas constantes recusas aos roteiros da companhia. Apesar de novas biografias do astro terem desmentido tal história, essa é a versão mais charmosa dos acontecimentos. Ele voltou à MGM como um astro muito maior, e a partir de então foi conhecido como "The King of Hollywood".
O criador dos Looney Tunes, Friz Feleng, afirmou em sua biografia não publicada que Aconteceu Naquela Noite era seu filme preferido, e que o Pernalonga possui muitas características de Peter Warne e outros personagens do filme. O personagem Pepe LePew teria sido inspirado em King Westley.

Apesar de desacreditado até mesmo por sua estrela, a Columbia ganhou seu primeiro Oscar de Melhor Filme com uma comédia romântica muito interessante e gostosa de assistir. Dentre todos os filmes que já escrevi sobre aqui no Claquete Dourada, esse com certeza é o melhor de todos! Não é a toa que até hoje é considerado um dos melhores filmes da história do cinema!

Nenhum comentário:

Postar um comentário