sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Cimarron (Cimarron) - 1931

Cimarron é uma adaptação de 1931 para o livro homônimo de Edna Ferber. A RKO Pictures escalou Wesley Ruggles para dirigir o primeiro e por muito tempo único (o próximo seria Dança com Lobos em 1990) Faroeste a ganhar o Oscar de Melhor Filme.

O filme conta a história de Yancey Cravat (Richard Dix), um jornalista americano empreendedor e bastante inconsequente do final do século XIX. Quando o governo abre as fronteiras do que se tornaria o estado de Oklahoma para que fosse povoado por quem quisesse se aventurar por um lugar tão inóspito, Cravat deixa sua mulher Sabra (Irene Dunne) e filho para trás afim de conseguir um bom pedaço de terra onde poderiam viver, ganhar a vida e finalmente sair da casa da família da esposa.

Na corrida pelas terras, Yancey acaba encontrando velhos conhecidos, que estranham a vida agora pacata e familiar dele. Enquanto comemora com os amigos sua volta às aventuras, Yancey conhece Dixie Lee (Estelle Taylor), uma mulher corajosa que, afim de pegar o melhor pedaço de terra (também escolhido por Cravat), passa-lhe a perna sem qualquer escrúpulo.

Yancey retorna para sua casa no Kansas para buscar sua família e se mudarem para a então muito promissora cidade de Osage. Sua mulher Sabra, apesar de muito relutante, resolve segui-lo, e o jovem empregado Isaiah (Eugene Jackson) também, porém escondido. Ao chegar na nova cidade, Yancey decide assumir o jornal local, e sua primeira grande história deve ser o assassinato do jornalista que o antecedera. Aos poucos, Yancey começa a se destacar na cidade, o que causa inveja no grande bandido do lugar, Lon Yountis (Stanley Fields). Na cena mais confusa do filme, ao ser convidado para assumir a palavra no primeiro culto da cidade, Cravat aproveita para desmascarar o vilão, culpando-o pelo assassinato do colega. Os dois acabam trocando tiros e o vilão morre.

Os anos se passam e a sociedade começa a tomar forma na cidade. Antes quase desabitada, agora Osage é uma grande cidade. Dixie Lee, agora conhecida por todos por ser prostituta, vai a julgamento e ninguém quer defende-la. Defensor das minorias e muito justo, Yancey decide defende-la e acusa a própria sociedade machista de não tê-la dado nenhuma outra escolha. Lee é absolvida por unanimidade pela corte.

Nas idas e vindas atrás de mais terras (Yancey não era um homem de criar raízes), ele acaba deixando sua esposa e filhos atrás de mais aventuras. Enquanto isso, Sabra toma conta do jornal e da casa, ganhando notoriedade como cidadã de Osage. A descoberta do petróleo na região faz Yancey partir novamente, deixando para trás a família e correndo atrás de seu destino.

Cimarron é conhecido por ser um dos grandes erros da Academia. Apesar de ter sido o primeiro filme a concorrer em todos os Cinco Grandes Prêmios (Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator e Melhor Atriz), o filme é bastante chato e merece tal fama. A narrativa é superficial, sem muitas explicações e coerência sobre os fatos que vão se desenrolando na tela. Richard Dix é o ator mais canastrão que já vi em um filme, tornando seu personagem caricato e enjoativo. Ele foi um dos poucos atores da era muda a continuar famoso depois do advento dos talkies, o que talvez explique suas expressões tão exageradas.

O que salva a produção do fracasso total é a interpretação de Dunne, que aparentemente se aproveita da falta de talento do colega para brilhar ainda mais. Destaque também para o jovem Eugene Jackson, que por muitas vezes rouba a cena no papel do jovem empregado negro. Porém, isso não foi o bastante para a RKO Pictures não amargar um prejuízo grande na época do lançamento. Apesar de ganhador do premio de Melhor Filme, Melhor Direção de Arte e Melhor Roteiro Adaptado, o filme foi um fracasso por conta do alto valor investido (a cena da corrida pelas terras levou uma semana para ser gravada e contou com mais de 5.000 extras) e da Grande Depressão

Foi relançado em 1935, o que ajudou a recuperar quase totalmente o valor investido. O filme ainda contou com indicação a Melhor Fotografia e ganhou um prêmio especial pela maquiagem. Um remake foi feito em 1960 pela MGM.

Um comentário:

  1. In each forms of methods, as soon as} the reels have come to a cease, the slot machine needs to learn whether the player has gained or misplaced. In the next section, we'll examine some methods for making this willpower. Jackpot” in 1916, whereby certain combinations of symbols on the reels regurgitated all of the cash in the machine. The territory of Puerto Rico places significant restrictions on slot machine possession, but the legislation is broadly flouted and slot machines are common in bars and coffeeshops. A hand pay refers to a payout made by an attendant or at an change level 점보카지노 ("cage"), rather than by the slot machine itself.

    ResponderExcluir